Pular para o conteúdo

Confira o nosso blog e saiba um pouco mais sobre o mercado de cosméticos

A Ascensão dos Cosméticos Masculinos no Brasil

Há quem diga que o mercado de produtos de beleza para homens ainda não é tão forte no Brasil, mas o que poucos sabem, é que somos o segundo maior mercado de cosméticos masculinos do mundo, perdendo apenas para os EUA.

Tais transformações sociais, como o amadurecimento do homem em relação aos cuidados com a aparência, aliado ao aumento do debate sobre questões como machismo, refletem na realidade de um mercado em expansão, o da beleza masculina.

De acordo com uma pesquisa no Brasil, que ouviu mais de mil homens em todo o Brasil, 39% dos entrevistados passaram a se preocupar com beleza e cosméticos, revelando um novo público. Desse número, 8% passaram a se preocupar muito com o tema nos últimos cinco anos. 27% são antigos adeptos e já se preocupavam com o tema, sendo que 18% continuam a se preocupar com o assunto e 9% declaram se preocupar ainda mais.

Perfumes, shampoos e condicionadores, produtos para barba podem parecer rotineiros quando falamos de itens de beleza e segundo a pesquisa realizada, são os itens mais procurados e comercializados pelos 1005 entrevistados. A pesquisa ainda revelou que os produtos que lideram o uso e intenção de uso nos próximos meses eram perfumes (65%), shampoos e condicionadores (63%), cuidados com a barba (40%) e cremes e loções para o corpo (30%). Segundo a pesquisa, o público masculino tem um interesse maior em produtos e tratamentos mais simples e direcionados principalmente ao rosto: barba, cabelos, dentes e mãos.

Em meio ao “novo normal” o que se vê nas campanhas publicitárias das marcas do segmento é a defesa da representatividade e que beleza não é só coisa de mulher. 66% dos entrevistados afirmaram que “podem me chamar do que for, mas cuidar de mim não me deixa menos homem”, 63% afirmaram que cuidar da beleza não é só coisa de mulher e 53% disseram que “sou homem, mas me cuido e não tenho vergonha disso”. O homem atual está mais atento à necessidade de autocuidado, preocupando-se não somente com shampoo e sabonete, mas com outros produtos e fatores ligados à estética.

Um dos fatores que explicam esse cuidado são as ações impulsionadas pelas redes sociais. É uma profunda mudança de hábitos, com jovens que têm grande necessidade de expressão. E isso se reflete nas empresas, que passaram a lançar itens específicos para esse público.

Ainda há muito espaço para crescimento dos empreendimentos voltados à beleza masculina. Para empreendedores, lugares específicos para cuidar da beleza masculina têm muito para crescer. Isso está relacionado ao pós-crise: as pessoas querem voltar a cuidar da beleza e retomar a autoestima.

A New Concept possui uma linha masculina com dezenas de produtos para as mais diversas aplicações. Se você deseja ter sua marca própria de produtos de beleza para homens, conte conosco!

Compartilhe