Pular para o conteúdo

BLOG

Confira o nosso blog e saiba um pouco mais sobre o mercado de cosméticos

A Tendência de Séruns no Brasil

Mais leves, os cosméticos em gotas têm alta concentração de ativos, chegam a camadas mais profundas da pele e não aumentam a oleosidade.

Cada vez mais o mercado brasileiro abre as portas para cosméticos que possuem efeito de tratamento e não apenas um efeito estético momentâneo. Este tipo de cosmético é utilizado pelas brasileiras em suas rotinas diárias e proporcionam o efeito desejado com o uso contínuo. Séruns fazem parte desse tipo de produto e, cada vez mais, estão ganhando espaço no mercado.

Encontrar fórmulas adequadas aos diversos tipos de pele e que chegassem a camadas mais abaixo da superfície sempre foi um desafio para a indústria cosmética. Somente nos últimos anos é que começaram a surgir versões diferentes dos velhos cremes pesados e com pouca penetração. Primeiro foram as loções e depois os géis. Os séruns são a evolução de todo o processo e os que apresentam melhores resultados. Eles reúnem em um mesmo produto vários princípios ativos, como qualquer artigo dermocosmético, porém com algumas vantagens. Por permitirem a retenção de mais água na camada superficial da pele, fornecem maior hidratação, aumentando o viço e a luminosidade da cútis facial. Sua textura aquosa consegue reunir e carregar até níveis mais profundos da pele altas concentrações de substâncias terapêuticas. Sem falar da absorção, mais rápida, deixando uma sensação de leveza na pele logo após a aplicação das gotas. E geralmente não é preciso gotejar muito. Quatro gotas são suficientes.

Hoje é possível encontrar hidratantes, clareadores, produtos antienvelhecimento ou nutritivos na apresentação em sérum. Entre os mais procurados estão, é claro, os cosméticos para controle da oleosidade e os anti-acne, problema que afeta mais de 90% dos adolescentes e 56,4% da população adulta no país, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. A variedade dos compostos ativos presentes nos produtos é bem grande, incluindo de ácido hialurônico, retinol e vitamina C, usados em tratamentos antienvelhecimento, a aqueles indicados para o controle da produção sebácea, como o ácido salicílico e niacinamida. A escolha dependerá da necessidade. “A seleção da alternativa ideal vai de acordo com o que tem dentro do sérum e o que cada pele necessita”, explica a dermatologista Calu Franco, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia que faz estágio no Mount Sinai Hospital, em Nova York, nos Estados Unidos.

Este tipo de produto requer um desenvolvimento cuidadoso, que por vezes é demorado. Isso ocorre pois as pesquisas acerca dos ativos específicos e o processo de chegar a uma formulação segura para o consumidor demandam tempo.

Além de tudo, é imprescindível a realização dos testes de estabilidade e de eficácia no produto, que também acarretam algum tempo a mais neste processo.

Entretanto, todo o tempo de pesquisa e desenvolvimento valem a pena, já que estes produtos finais possuem maior valor agregado e oferecem um ar de sofisticação e qualidade para as empresas que investem neles. Sem mencionar que são uma tendência de mercado e assim, ajudam a aumentar a competitividade frente aos concorrentes.

 

A New Concept atua na industrialização e terceirização de cosméticos, fornecendo linhas de produtos para cuidados pessoais, beleza, cosméticos, casa e ambiente, entre outras. Clique aqui e saiba como podemos ajudar você a construir sua marca própria.

Compartilhe