Pular para o conteúdo

BLOG

Confira o nosso blog e saiba um pouco mais sobre o mercado de cosméticos

Como ler o rótulo da embalagem de um cosmético?

Muitas pessoas escolhem os produtos de skincare pelo rótulo, mas não sabem identificar se os ingredientes são bons ou se os selos e certificações fazem alguma diferença. Vem que a gente te explica.

Por que avaliar a composição de um cosmético?
É fato que, hoje, as pessoas estão muito mais antenadas aos produtos que consomem. No mercado alimentício, por exemplo, isso já é uma realidade. É comum e muito indicado, ler a tabela nutricional de um alimento antes de colocá-lo no carrinho para fazer escolhas mais saudáveis.

Essa mesma consciência também vem crescendo no segmento de cosméticos, pois, afinal são produtos que fazem parte da nossa rotina e que escolhemos entrar em contato todos os dias. Com esse olhar, cresce a busca por produtos com uma composição mais limpa e segura. Produtos que trazem o conceito de beleza limpa e priorizam também a saúde.

Por isso é importante saber ler os rótulos dos cosméticos, e identificar os ingredientes das fórmulas é essencial para quem coloca atenção na saúde, além da beleza.

Quem regulamenta o rótulo de um cosmético?
Os rótulos de cosméticos servem para informar ao consumidor sobre a composição, origem, modo de uso, restrições e advertências do produto, entre outros. No Brasil, são regulamentados pela Anvisa e pelo Inmetro.

Como os ingredientes são listados?
Vale destacar que muitos ingredientes de cosméticos são descritos nos rótulos com a nomenclatura científica. Essa nomenclatura é padronizada internacionalmente pela INCI (Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos, na sigla em português) e todas as substâncias têm o mesmo nome em qualquer parte do mundo.

Mas se você está acostumado aos rótulos de produtos alimentícios, atente-se para uma grande diferença: não há uma ordem específica para apresentar a lista de ingredientes no rótulo do cosmético, e o primeiro nome da lista não é necessariamente aquele com maior concentração.

Principais selos e certificações
A origem e os critérios utilizados na formulação do produto também podem ser atestados por selos e certificações especiais, identificados nos rótulos dos cosméticos.

Confira alguns deles:

EWG Verified: selo da ONG Environmental Working Group, reconhece produtos que atendem aos padrões mais rígidos para sua saúde, com total transparência. É organizado a partir de um sistema de pontuação de risco de ingrediente que varia de 1 a 10.

Orgânico: existem inúmeros selos que identificam se um cosmético é orgânico. Geralmente, para ser considerado orgânico o cosmético deve ter pelo menos 95% das suas matérias-primas certificadas como orgânicas.

Vegano: indica que não tem nenhum ingrediente de origem animal e que não aplica testes em animais. Os principais são Vegan Action, Vegan Society, COSMOS e PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético de Animais, na sigla em português). Esse último também possui o selo cruelty-free. Também vale destacar o selo SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira). Entretanto, é importante frisar que um produto vegano ou vegetariano não é necessariamente livre de ingredientes que contribuem para o aumento da carga tóxica no organismo.

Cruelty-free: esse selo garante que não há crueldade nem teste com animais em nenhuma etapa do processo de fabricação do cosmético. Além do Cruelty Free, da PETA, outros selos confiáveis são o Leaping Bunny e o Not Tested on Animals. Aqui também é importante ficar de olho na composição do produto, pois esses selos não garantem que seus ingredientes são seguros e não contribuem para o aumento da carga tóxica no corpo.

Fairtrade: indica que os cosméticos atendem a aspectos sociais, econômicos e ambientais da produção, de acordo com os critérios do Comércio Justo.

Rótulos de cosméticos além dos ingredientes
Além de listar os ingredientes utilizados, os rótulos de cosméticos também são uma boa forma de você conhecer melhor os produtos. Certificações e selos também ajudam a identificar processos de produção, matérias-primas e o posicionamento do produto.

Por isso, é importante saber ler os rótulos para escolher aqueles com qualidade, que atuam a favor do seu corpo e da sua saúde.

Pesquise por cosméticos que apresentam informações claras e transparentes na embalagem. Conheça a nossa linha completa de cosméticos e saiba mais.

Compartilhe