A força do setor de cosméticos
No Brasil e no mundo o mercado da beleza mantêm-se em constante efervescência e tem sido frequentemente agitado pelo movimento das gigantes do setor. Mas ao mesmo tempo que os grandes conglomerados movimentam o mercado, as pequenas marcas cada vez mais se posicionam e ocupam espaços em nichos específicos, atingindo assim grande sucesso comercial, dialogando diretamente com seu público consumidor.O MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL
O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo! Podemos colocar em destaque nesta lista: cosméticos para cabelo, pele, perfumes e produtos para higiene bucal. O país fica atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. Já na categoria fragrâncias, os brasileiros estão em segundo lugar, atrás dos americanos.O Brasil também se destaca em lançamentos, ficando atrás dos Estados Unidos e China. Segundo o Ministério da Economia e a Secretaria de Comércio Exterior, as novidades brasileiras são exportadas para 174 países. Outro dado que reforça a potência do Brasil no mercado de cosméticos é sua representatividade na América Latina, onde sozinho, engloba metade do setor.Mesmo em meio da pandemia do coronavírus, os resultados dos últimos dois anos foram positivos e as perspectivas são otimistas. Estima-se que este cenário promissor deve manter-se ainda por um longo tempo. Um estudo da Goldstein Research, aponta para uma taxa de crescimento de 4,76% ao ano até 2030.TENDÊNCIAS
O Euromonitor International destaca para os próximos cinco anos, três principais tendências para o mercado mundial de beleza e cuidados pessoais: engajamento digital, posicionamentos éticos e atributos orgânicos e naturais. A pesquisa realizada com profissionais em 55 países, também identificou outros destaques, como: beleza relacionada à saúde/bem-estar, novos ingredientes/formulações e inspiração em marcas independentes.Para alavancarem seus resultados, as multinacionais cada vez mais investem na presença em redes sociais e também em inteligência artificial. Mas pequenas empresas, embora não contem com os mesmos investimentos, estão surfando a mesma onda, conquistando destaque nesse novo ambiente. Assim sendo, as marcas autorais conquistam cada vez mais destaque no mercado de gigantes, focando em nichos específicos, trabalhando com foco em um tipo específico de público ou categoria. O desenvolvimento de produtos a partir da comunicação próxima com seus nichos tem possibilitado às pequenas marcas atingirem resultados expressivos.
PRONTOS PARA INVESTIR?
A indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos mantêm-se dinâmica e em constante movimentação. Segue forte, consolidada e posicionada como uma das melhores opções de investimento no Brasil. Se você pensa em explorar todo o potencial do mercado de cosméticos, entre em contato com a New Concept. Somos uma empresa especializada na terceirização de cosméticos: desenvolvemos o projeto da sua marca de cosméticos do zero à comercialização..