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Memória Olfativa – Entenda a importância

O QUE É?
Memória olfativa é aquele cheiro que te faz lembrar de algum momento vivido, lugar ou pessoal. Isso acontece porque o ser humano tem uma capacidade incrível de associar cheiros e gerar memória no cérebro, em uma área chamada de sistema límbico. É justamente dessa região que as nossas emoções são geradas, portanto os cheiros têm o poder de interferir no comportamento humano e no seu emocional.

PORQUE A MEMÓRIA OLFATIVA É TÃO PODEROSA?
O córtex olfativo está integrado ao sistema límbico, chamado de cérebro emocional. Nesse sistema, ficam registradas nossas memórias emotivas — e é por isso que aromas, emoções e memórias se relacionam entre si.

Por exemplo, você passa em uma rua e sente, vindo de uma casa, um gostoso cheirinho de café no fogo. Imediatamente, vem uma lembrança da sua infância na casa de sua mãe ou avó. A partir dessa lembrança, muitas outras podem surgir, fazendo com que você reviva mentalmente alguns episódios dos tempos passados. A memória pode ser tão boa que faz com que você até se sinta com vontade de parar em algum café.

O que queremos realçar é que o olfato está muito associado aos mecanismos emocionais, ao contrário dos outros sentidos, que percorrem um caminho mais longo para alcançar a região do cérebro responsável pelas emoções e memórias.

Resumindo, a memória olfativa é a capacidade que o olfato tem de fazer a pessoa se recordar com rapidez e intensidade de algum evento. Pode ser sabiamente explorada como um elemento de marketing e de aumento de vendas em qualquer tipo de negócio.

COMO SE POSICIONAR SUA MARCA ATRAVÉS DA MEMÓRIA OLFATIVA?
Uma das mais efetivas estratégias de posicionamento de marca é o marketing sensorial. Sua característica principal é recorrer aos sentidos para despertar no consumidor algumas experiências sensoriais. Assim, é possível conquistar a fidelização dos consumidores e captar novos clientes.

As empresas podem utilizar o cheiro para desenvolverem uma personalidade para a marca, colocando-a à frente da concorrência. Um cheiro agradável pode impactar positivamente no humor dos consumidores.

O marketing olfativo deve valorizar da melhor maneira possível a experiência do consumidor com a marca, utilizando aromas que produzem determinado efeito com valor diferenciado. Lembre-se que a marca é avaliada no PDV (ponto de venda), de forma a transmitir ideias e causar reações positivas nos consumidores assim que eles entram na loja.

 

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