Pular para o conteúdo

BLOG

Confira o nosso blog e saiba um pouco mais sobre o mercado de cosméticos

PROTETOR SOLAR: POR QUE E COMO ESCOLHER?

O uso do protetor solar deve ocorrer durante o ano todo, já que o Brasil possui um clima tropical onde grande parte do ano possui bastante incidência de luz solar. Mas é com a chegada do verão que surge uma maior necessidade em se proteger contra os raios solares, o que inclui o uso de protetor solar, óculos escuros e chapéus.

Essa preocupação ocorre devido aos altos números de câncer de pele e outras doenças que podem surgir devido à exposição prolongada ao sol. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano são registrados aproximadamente 185 mil novos casos de câncer de pele, sendo que desse total, 8,4 mil são do tipo agressivo.

Quando usar o protetor solar?
É muito comum que as pessoas se lembrem do uso do protetor solar no verão, quando a exposição ao sol é ainda mais perigosa. Contudo, é importante ressaltar que a utilização desse cosmético deve ocorrer ao longo do ano todo, mesmo no inverno.

E não é apenas na praia que devemos utilizar o protetor solar, ok? Devemos aplicar o produto sempre que houver exposição prolongada ao sol ou em horários com maior incidência de radiações UVB. Portanto, ao sair para o trabalho, faculdade ou em um piquenique no parque, por exemplo, não se esqueça de proteger a pele contra a radiação solar.

Já a frequência da aplicação varia de acordo com cada situação. Na praia, por exemplo, o ideal é reaplicar o protetor cada vez que sair da água ou em um intervalo de 2 horas. Na cidade ou em locais onde a exposição não é elevada, mas ainda presente, a recomendação é reaplicar o produto a cada 3 horas.

Por fim, também é importante se atentar a quantidade ideal de protetor solar. É recomendado aplicar uma colher de chá para cada parte do corpo, dividindo a aplicação da seguinte forma:

– rosto e pescoço;
– parte da frente do tronco;
– parte de trás do tronco;
– braços;
– parte da frente das pernas;
– parte de trás das pernas;
– pés.

O que é fator de proteção solar (FPS)?
O fator de proteção solar, mais conhecido como FPS, também é uma característica que varia entre os protetores disponíveis no mercado. Contudo, essa é uma questão de grande importância, já que ela define o fator de proteção contra a radiação solar.

Os produtos vendidos já possuem o FPS informado no rótulo, mas o que você precisa saber é que cada opção é indicada para uma situação em específico que considera o tempo de exposição, o tipo de pele e as condições do clima. Veja a seguir o que significa cada fator e as indicações.

FPS 15
O FPS 15 tem a proteção mais baixa dentre as opções que existem no mercado. Ele é indicado para peles negras e para situações onde há pouca exposição ao sol. Além disso, é preciso fazer a reaplicação mais vezes, já que sua proteção não é tão prolongada.

FPS 30
O fator de proteção 30 oferece o dobro de tempo de proteção, se comparado à opção anterior, e é indicado para peles negras, morenas e claras. O uso desse FPS é mais comum em adultos.

FPS 50
Esse fator de proteção é indicado para crianças com menos de 12 anos de idade e também para pessoas que já possuem algum tipo de mancha na pele. Além disso, o protetor com FPS 50 pode ser usado por todos os tipos de pele, até mesmo por pessoas com pele muito clara e com sardas.

FPS 70
A proteção 70, que é encontrada em alguns protetores, é capaz de proteger a pele por mais tempo sem precisar de tantas reaplicações durante a exposição ao sol. É indicado para crianças e pessoas com a pele muito clara. Contudo, pode ser utilizado por todos.

Como escolher o protetor solar?
Para escolher o protetor solar ideal é importante considerar alguns aspectos importantes. Veja a seguir os critérios de avaliação ao escolher a proteção ideal para você.

Tom de pele
É importante considerar o tom de pele para escolher o FPS mais adequado. Lembre-se, FPS 15 é indicado para peles negras e a partir do FPS 30 é aconselhado para todos os tons de pele.

Tipo de pele
Outro critério importante é se atentar ao seu tipo de pele. Peles oleosas, por exemplo, devem utilizar protetor solar sem óleo. Já as peles ressecadas precisam de opções que sejam mais hidratantes.

Alergia
Também é preciso considerar se você possui algum tipo de alergia aos componentes do protetor solar. Nesse caso, leia o rótulo do produto e se possível opte por versões com formulações mais naturais.

Estações do ano
Por fim, outro critério importante é observar a estação do ano em que o protetor será utilizado. No verão, é indicado utilizar um protetor com FPS maior, ok?

Vimos até aqui a importância de utilizar o protetor solar e de escolher o FPS adequado considerando cada situação. Agora convidamos você a conhecer a NEW CONCEPT. Somos uma indústria especializada em produzir e terceirizar cosméticos para as mais variadas linhas e marcas do mercado, com qualidade premium e fórmulas invadoras.

Compartilhe